19 de fevereiro de 2011

História da Fiat Palio Weekend (Mania de Carros)

Fiat Palio Weekend é um automóvel fabricado pela Fiat e é a versão perua do Palio. Líder de vendas em sua categoria, a Palio Weekend originou, ainda, a versão aventureira ou off-road leve Palio Adventure.
O modelo já teve 3 desenhos diferentes, sendo que a terceira reestilização é, sem dúvida, a de maior sucesso. As pessoas são atraídas pelo design majestoso, o espaço interno e o bagageiro abundantes, bem como pela modernidade e pelo consumo moderado para um veículo de seu porte.
Lançado no Brasil no ano de 1996, como modelo 1997, contava com uma diferente propaganda que logo cativou milhares de pessoas e as levou às concessionárias. Atraídas pelas características excelentes, o design bem resolvido e os motores 1.5 e 1.6 (econômico e esportivo, na ordem), logo se tornou o modelo mais vendido de sua categoria, desbancando a Volkswagen Parati. Em 2008, será lançada a 4ª geração, baseada na plataforma do Novo Fiat Palio (de 4ª Geração), com dianteira identica ao do Novo Fiat Siena (de 4ª Geração) e traseira com lanternas e contornos que lembram o do Fiat Croma atual
Foi ainda o precursor da moda Off-road "light" no Brasil, com sua versão "Adventure", onde tem concorrentes como Volkswagen CrossFox, Volkswagen Gol Rallye, Ford EcoSport, Ford Fiesta Trail, Peugeot 206 Escapade, Volkswagen Parati Surf, Volkswagen Parati Track & Field, Volkswagen Parati Crossover e ainda os irmãos Fiat Doblò Adventure e Fiat Idea Adventure

4ª geração

Em 14 de maio de 2008 a Fiat lançou a linha 2009 do modelo, que agora conta com as versões ELX 1.4, Trekking 1.4 e Adventure Locker 1.8.[1] Os preços variam de R$ 39.920 a R$ 53.850 pelas versões básicas, em 2009 a versão Adventure ganha câmbio automatizado como opcional, e em 2010 a mesma versão ganha Air-bag e ABS de série.
Em julho de 2010, a linha 2011 ganha novos motores e versões: a ELX 1.4 passa a se chamar Attractive 1.4 e a versão Trekking 1.8 deixa de ser oferecida. O motor 1.8 8V Flex de origem GM sai de linha e no seu lugar entra o 1.8 16V Flex E.Torq, com 17 cavalos e 1,4 kgfm de torque a mais (totalizando 132 cavalos e 18,9 kgfm de torque). E, por fim, a Adventure Locker 1.8 passa a se chamar Aventure Locker 1.8 16V.
 Fiat Palio Week-end rear.jpg 
Fiat Palio Weekend 1996 (lançamento da Fiat)
Fiat Palio Adventure Locker front - 2008 Montevideo Motor Show.jpg
Fiat Palio Weekend Adventure Locker 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário