1ª Geração
O Fiat Siena foi apresentado em junho de 1997 na Argentina. Começou a ser produzido na planta industrial de Córdoba, que dividia operações com a Peugeot desde 1980. As primeiras versões disponíveis no mercado brasileiro eram as EL — de acabamento simples, e que podia vir equipada com motor 1.6 8 ou 16 válvulas, com potência de 82 ou 106cv — e a HL, luxuosa e com o motor 16v de série.Ao contrário dos outros modelos da família Palio, o estilo da primeira geração, projetada pelo estúdio I.DE.A, não agradou o mercado. A traseira baixa e de desenho liso demais (classificada de "inexpressiva" pela imprensa especializada) não ajudava a alavancar as vendas.
Com o aumento pela demanda de pequenos sedãs equipados com motor 1.0 no Brasil, no início de 1998 a Fiat apresentou o Siena equipado com o motor Fiasa 1.0 de 61cv equipado com câmbio de 6 marchas, com escalonamento das marchas mais curto que a versão de cinco velocidades que equipava o hatch. O acabamento era simples, os para-choques não recebiam pintura e as rodas eram aro 13. Em junho do mesmo ano, o motor 1.6 8v recebia injeção multi-ponto, elevando sua potência para 92cv.
2ª Geração
Assim como Palio, a primeira reestilização do modelo foi feita pela ItalDesign, estúdio do renomado estilista Giorgetto Giurgiaro, no ano de 2001. Os faróis e a grade dianteira estavam mais estreitos e retangulares, e o capô tinha vincos acentuados. Na traseira, elegantes lanternas retangulares e a placa de identificação na tampa do porta-malas deixaram o desenho muito mais elegante, e o mercado respondeu prontamente com um significativo aumento das vendas do modelo. Os motores disponíveis eram os Fire 1.0 8v de 55cv,o Fire 1.0 16v com 70cv, o Fire 1.250 16v (chamado de 1.3 no Brasil por questões mercadológicas) de 80cv, o 1.5 a Álcool (No Brasil) 8v de 77cv e o 1.6 16v de 106cv. A antiga versão equipada com câmbio de seis marchas foi descontinuada no ano anterior.Em 2002, alguns mercados substituíam o Siena por uma versão com entre-eixos alongado, traseira mais baixa com lanternas estreitas, chamada de Albea. Já no Brasil, em 2003, aproveitando um acordo de fornecimento de motores com a General Motors, o motor 1.6 16v, que sofria com os altos preços de importação da Itália, era substituído por um 1.8 8v de 110cv.
3ª Geração
Novamente o estúdio ItalDesign foi chamado para reestilizar o modelo, que recebeu os faróis de formato irregular do hatchback e elegantes lanternas traseiras horizontais. Apesar de manter basicamente as mesmas linhas desde 1996, o resultado final agradou ao público e à imprensa especializada. O painel tinha novo desenho e seu acabamento interno era de melhor qualidade em relação aos das gerações anteriores. Uma versão com o estilo da 2° geração, motor 1.0 e acabamento básico, chamada de Fire, permaneceu como versão de entrada do modelo até julho de 2006, quando recebeu o estilo atual. Os motores disponíveis eram os 1.0, 1.250 flexivel e 1.8, com 65, 71 e 103 cavalos, respectivamente. Em 2005 o motor 1.250 deu lugar ao 1.4 flexível de 80cv, e em 2006 o modelo foi o primeiro carro brasileiro que podia ser abastecido com álcool, gasolina, gás e nafta (gasolina sem a adição de álcool obrigatória na gasolina brasileira).4° Geração
No dia 30 de novembro de 2007 a Fiat apresentou o novo Siena G4. A Fiat tentou diferenciá-lo do Palio com faróis bi-parábolas, grade e para-choques dianteiros diferentes dos do modelo hatch; a traseira lembra a do Alfa 159; o motor 1.0 passou de 65cv(G) ou 66cv(A) para 73cv(G) ou 75cv(A). O 1.4 também foi melhorado e passou de 80cv(G) ou 81cv(A) para 85cv(G) ou 86cv(A). A motorização 1.8 de origem GM não teve mudanças.No final de 2006, a Fiat do Brasil anunciou uma versão do Siena equipada com motor capaz de funcionar com quatro combustíveis diferentes. O Siena Tetrafuel pode ser abastecido com gasolina pura, gasolina brasileira (com até 25% de álcool), álcool e GNV, puros ou misturados.
O sistema GNV já vem instalado de fábrica, com a vantagem de estar incorporado ao sistema de injeção eletrônica, o que permite o uso de combustíveis líquidos (gasolina ou álcool) simultaneamente com o GNV da seguinte forma: utiliza-se o combustível líquido quando o carro necessita de força, e o GNV para manter a aceleração, economizando o combustível líquido (mais caro) quando necessário, com a vantagem de se manter a potência do motor.
Coisa comum nos primeiros veículos que foram convertidos para GNV, problema que normalmente é corrigido acelerando as rotações do motor por meio de de um "compensador de potência"
Siena | |
Nome(s) alternativo(s): | Fiat Petra Nanjing Fiat Siena Nanjing Fiat Perla Pyonghwa Hwiparam Fiat Albea Dodge Siena |
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Construtor: | Fiat |
Antecessor: | Fiat Prêmio / Duna |
Tipo de Carroçaria: | sedan |
Motor: | 1.0 1.0 16v 1.25 1.4 1.6 1.6 16v 1.8 |
Comprimento (mm): | 4.100 mm |
Largura (mm): | 1.626 mm |
Altura (mm): | 1.445 mm |
Depósito (l): | 48 |
Modelos relacionados: | Fiat Palio Fiat Palio Weekend Fiat Strada Fiat Albea |
Modelos similares: | Chevrolet Prisma Ford Fiesta Sedan Renault Logan |
Designer: | Giorgetto Giugiaro |
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