5 de março de 2011

História do Chevrolet Vectra GT (Mania de Carros)

Vectra GT é um hatch de porte médio da Chevrolet do Brasil. Lançado em 2007, é derivado do Opel Astra C (já descontinuado na Europa). Ele é a versão hatch do atual Chevrolet Vectra nacional, mas mantém características próprias, como o entre-eixos idêntico ao da geração anterior do Chevrolet Astra nacional. Seu desenho é o mesmo do Opel Astra C europeu (já substituido pelo moderno Opel Astra D). O visual da dianteira é idêntico ao do atual Vectra brasileiro, exceto pela máscara negra dos faróis. A sigla GT indica o apelo do veículo, com seu design de linhas esportivas e proposta de uso moderna.
O lançamento do veículo em território brasileiro, a exemplo do que ocorreu anteriormente com o Vectra, acendeu novas discussões a respeito da nomenclatura empregada: o carro é, na verdade, a geração "C" do Opel Astra adaptada para o mercado nacional.

Versões/Motorização

O Vectra GT é vendido em duas versões: GT, de entrada, e GT-X, topo de linha. As diferenças entre as versões resumem-se a itens de conforto e conveniência e de aparência externa. A GT-X traz de série bancos de couro, computador de bordo, freios ABS, rodas de liga leve 17 polegadas e CD/MP3 Player, dentre outros equipamentos. Ar-condicionado digital, direção hidráulica, air-bag duplo e navegador GPS são itens de série em todas as versões.
O conjunto mecânico do Vectra GT é o mesmo em ambas as versões, e também idêntico ao do Vectra Sedã. O motor, o tradicional Família II da Chevrolet, de 121/128 cv, passou a 133/140 cv em 2009, com a adoção de balancins roletados e coletor de admissão de plástico, entre outras alterações, que adequaram o propulsor às novas normas de emissão de poluentes. As principais características dessa motorização continuam sendo o alto rendimento com combustível vegetal e a robustez mecânica. A GM fez leves alterações na suspensão, a fim de tornar a condução do veículo mais esportiva que a do sedã, aprimorando a estabilidade sem comprometer o conforto dos passageiros.
O interior do Vectra GT é muito semelhante ao do sedã, exibindo linhas e cores sóbrias, que contrastam com o design externo do carro e o diferenciam de outros modelos com versões esportivas da própria marca.

Chevrolet Vectra GT
Opel Astra 2008.
Construtor:Chevrolet, grupo General Motors
Produção:2007 — presente
Antecessor:Chevrolet Astra Elite Hatchback
Tipo de Carroçaria:Hatchback de 5 portas
Motor:4L 2.0 8v Flex 121/128cv
Comprimento (mm):4,25 m
Modelos relacionados:Chevrolet Vectra
Opel Astra
Modelos similares:Peugeot 307
Volkswagen Golf
Citroën C4
Nissan Tiida
Ford Focus

Nenhum comentário:

Postar um comentário