9 de março de 2011

História do Puma (Mania de Carros)

O Puma GT foi um automóvel esportivo brasileiro fabricado no Brasil e na África do Sul, tendo sido o primeiro modelo a ser produzido com a marca Puma. Em seu período inicial de fabricação, em 1967, usando chassis e mecânica da marca DKW, por esta razão os primeiros pumas ficaram posteriormente conhecidos como Puma DKW. A Puma Veículos e Motores Ltda produziu aproximadamente 170 destes automóveis, e estabeleceu um conceito que utilizou até 1985: projetar e fabricar carroceria em fibra de vidro, montar esta carroceria sobre plataforma de veículo de passeio, com motor e suspensão modificados para melhor desempenho e agregar um acabamento compatível com um carro de proposta esportiva. Este conceito, além de manter o automóvel em produção durante 20 anos, viabilizou a criação de um fabricante brasileiro de automóveis e caminhões.
Com o fim das atividades da Vemag, o Puma GT passou a ter chassis de Karmann Ghia e mecânica Volkswagen a partir de 1968. Esta segunda versão do Puma GT a versão 1500, conhecida como P2, foi fabricada entre março de 1968 e 1970, também com motor e suspensão modificados para melhor desempenho e uma carroceria completamente redesenhada, mais moderna. Tinha como inspiração o Lamborghini Miura.
Este modelo inaugurou as linhas gerais dos "puminhas" que foram mantidas até o final de sua produção em 1995.
Atualmente a designação Puma GT é muitas vezes equivocadamente aplicada a todos os Pumas com mecânica VW, os "Puminhas".
Os pumas GT da segunda geração e os primeiros GTE são chamados de "Puma Tubarão".

Histórico

  • Em 1966 surgiu o Puma GT (DKW), baseado no Malzoni GT, com retoques estéticos e qualidade geral melhorada.
  • Em 1968, A carroceria foi completamente redesenhada, foi chamada de P2 (projeto 2), a plataforma Karmann Ghia 1500 substitui a plataforma DKW, cuja fabricação foi interrompida após a aquisição da DKW pela Volkswagen.
  • Em 1970, o Puma GT é substituido pelo Puma GTE.

Ficha Técnica Básica

Puma DKW (1967)

  • Velocidade máxima: aproximadamente 145 km/h
  • Aceleração: 0 – 100 km/h: 18,8
  • Peso: entre 890 e 900 kg.
  • Câmbio 4 marchas no chão.

Motor

  • dois tempos, 3 cilindros, lubrificação automática (dispensa mistura de óleo a gasolina)
  • 981 cm³
  • Potencia 50 cv a 4.500 rpm

Carroceria

  • Comprimento: 3,99 m;
  • largura 1,60 m;
  • altura 1,20 m.
  • Material: Fibra de vidro.

P2 (1968 - 1970)

  • Velocidade máxima: aproximadamente 150 km/h
  • Peso: entre 640 kg.

Motor

  • quatro tempos, 4 cilindros, opostos, refrigeração a ar,
  • 1493 cm³
  • Potencia 60 cv (44KW) a 4.400 rpm

Carroceria

  • Comprimento: 3,96 m
  • Largura: 1,58 m
  • Altura: 1,16 m
  • Entre eixos: 2,15 m
  • Material: Fibra de vidro.

ModeloUnidades fabricadas
DKW Puma GT135
GT 1500423

Puma GT
Vw puma coupe.jpg
Nome(s)
alternativo(s):
Puma GT
Puma VW
Puma GT VW
Puma Tubarão
Construtor:Puma Veículos e Motores Ltda.
Produção:19671970
423 unidades
Tipo de Carroçaria:berlineta
Motor:4 tempos, refrigerado a ar
4 cilindros
1500cc
Caixa de velocidades:4 marchas à frente
1 marcha à ré
Distância entre os eixos (mm):2150 mm
Comprimento (mm):3960 mm
Largura (mm):1580 mm
Altura (mm):1160 mm
Peso bruto (kg):640 kg
Modelos relacionados:Puma DKW




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