22 de maio de 2011

História do Volkswagen Saveiro e Saveiro Cross (Mania de Carros)

 

Volkswagen Saveiro

Volkswagen Saveiro Geração 1
No inicio dos Anos 80 a família Gol já tinha um relativo sucesso mas faltava algo, Fiat e Ford já tinham suas respectivas pick-ups "Fiorino" e "Pampa", e a Volkswagen vendo esta necessidade, após o árduo desenvolvimento era lançada em setembro de 1982 a Saveiro. O nome foi inspirado em uma embarcação que transporta passageiros e carga fazendo jus a funcionalidade do carro, mas o maior erro da Volkswagen foi colocar no mercado uma pick-up com o já conhecido motor 1.6 refrigerado a ar, sendo que seus concorrentes eram mais modernos e tinham refrigeração a água, erro corrigido apenas em 1983, continua em fabricação até o presente momento.
Entre os anos de 1989 e 1991, houve uma versão incomum para a categoria: a Saveiro diesel. Esta usava motor ap 1.6 adaptado para diesel ou 1.9 da Kombi diesel. Até hoje é muito procurada e valorizada, visto que seu consumo é muito baixo(dizem que chega a fazer 20 km/l na cidade). Há versões desta também com cabine dupla feita por concessionárias, o que a transformara praticamente em um Voyage.
Era o utilitário leve mais vendido do Brasil até em 2002, quando perdeu o posto para a Fiat Estrada.
Atualmente a Fiat Estrada reina absolutamente na categoria. A Chevrolet Montana, era a segunda colocada, a VW Saveiro vinha logo em terceiro, mas agora a história é outra. Em maio de 2010 a Saveiro conseguir chegar no TOP 10 de veículos mais utilitário esportivo alcançando 5.649 emplacadas e só ficou três posições abaixo de sua principal concorrente a Fiat Estrada. Em agosto de 2009 a Peck-upa estreou a sua quinta geração seguindo o mesmo caminho do Novo Gol e Novo Voyage, assim a Volkswagen está tentando aos poucos recuperar a liderança nesse segmento.
Na nova geração o modelo passou por uma reformulação e tanto. Adotou nova dianteira e traseira, abas com novos faróis. O interior sofreu as mesmas alterações feitas no Novo Gol e Novo Voyage. Entrou com uma novo versão: Tropear, que dá um apelo para lá de esportivo nesse modelo. Em 2010 a Volkswagen decidiu lançar a nova versão do modelo: Saveiro Cross que conta com a cor Laranja Atacama (a mesma usada no lançamento do novo CrossFox).
 
Volkswagen Saveiro Cross
 
O Volkswagen Saveiro Cross é a versão com roupinha de aventureira que a Volkswagen traz ao mercado brasileiro para concorrer com a Fiat Strada Adventure. Trata-se da terceira configuração da picape baseada na geração atual da linha Gol. As outras duas, a básica e a Trooper (intermediária), foram lançadas em agosto do ano passado.
sav11
Agora, a Volks tem uma arma para enfrentar de igual para igual a rival italiana ? atual líder de mercado. Por R$ 41.840, a novidade chega recheada de equipamentos para arrancar clientes da Fiat. Assim como a montadora instalada em Betim, a Saveiro Cross tem cabine estendida e usa pneus de uso misto ? feitos, teoricamente, para se sair bem tanto no asfalto quanto na terra. O diferencial da Volks está no estepe sob o veículo, não desperdiçando espaço nem na caçamba, nem dentro do carro. Há também tampa traseira com molas à gás, facilitando a abertura da porta de carga, e repetidores do pisca-alerta nos retrovisores. A Fiat, por sua vez, tem a exclusividade do diferencial dianteiro blocante. A Strada parte de R$ 46.820.
O preço anunciado da Saveiro não inclui ar-condicionado, freios ABS, nem airbags, mas os três equipamentos são vendidos como opcionais. Com ar incluso, o valor sugerido sobe para R$ 44.684.
Tampa da caçamba traz adesivo com o nome da versão
Tampa da caçamba traz adesivo com o nome da versão
A Saveiro Cross em um trecho rodoviário entre São Paulo e Campinas. Sem carga na caçamba e com duas pessoas à bordo, destaca-se a precisão do câmbio e as retomadas de velocidade garantidas pelo motor 1.6 bicombustível de 104 cavalos, quando abastecido com álcool. Quando a gasolina é escolhida, a potência cai para 101 cv. Os pneus de uso misto Pirelli Scorpion 205/60R15 não chegam a aumentar o ruído interno, nem a prejudicar a estabilidade do veículo nas curvas. Aliás, a suspensão passa bastante confiança nos contornos fechados.
Painel tem dois tons. Tecido dos bancos é exclusivo da versão
Painel tem dois tons. Tecido dos bancos é exclusivo da versão
A motorização 1.6 é a única disponível, juntamente com o câmbio de cinco marchas. Por ora não haverá a opção automatizada que a Volks chama de I-Motion. Os executivos da marca ainda guardam segredo quanto a possibilidade de equipar a picapinha com essa transmissão.
sav4
Não pense que a Saveiro Cross oferece vantagens no off-road. O único equipamento que dá uma forcinha na terra são os pneus, mas bem pouco. Seu habitat continua sendo o asfalto. Se você pretende encarar estradinhas enlameadas que não tragam muita dificuldade, o ideal é considerar o sistema Locker da Fiat.
sav6
sav7
As linhas adotadas na Saveiro seguem a mesma fórmula do novo CrossFox. Há molduras plásticas nos para-choques e nos para-lamas, envolvendo as caixas de roda. A inscrição ?Saveiro Cross? está presente nos quatro lados do veículo. Na frente, as letras estão em baixo relevo sob a grade do radiador. Até dentro do carro, no pomo do câmbio, encontra-se o nome ?Cross? para diferenciar a versão.
sav8
Outras versões
A Saveiro Cross junta-se às versões Saveiro e Saveiro Trooper, ambas disponíveis com cabine simples ou estendida. A mais barata parte de R$ 32.030 e chega a R$ 40.300 (Trooper CE). Incluindo os opcionais, a Trooper com cabine estendida fica mais cara que a Cross.
Volkswagen Saveiro Cross custa R$ 41.840,00
 
A Volkswagen apresentou a Saveiro Cross, uma versão com roupinha de aventureira para encarar a Fiat Strada Adventure. Por R$ 41.840, a novidade chega recheada de equipamentos para arrancar clientes da marca italiana, atual líder de mercado. O modelo só será oferecido com cabine estendida, mas não vem com ar-condicionado, freios ABS e airbags de série. Mas os três equipamentos são vendidos como opcionais.
 
Fora o visual inspirado no mundo dos aventureiros, o único equipamento que dá uma forcinha na terra são os pneus de uso misto Pirelli Scorpion. Apesar disso, não se engane. O habitat da picape continua sendo o asfalto.
O estilo está parecido com as linhas adotadas no CrossFox, com molduras plásticas aplicadas no para-choque e caixas de roda. A suspensão também está ligeiramente mais alta.
sav3

Um comentário:

  1. "Entre os anos de 1989 e 1991, houve uma versão incomum para a categoria: a Saveiro diesel. Esta usava motor ap 1.6 adaptado para diesel..."
    Motor à gasolina que foi convertido para Diesel?
    Esse entende mesmo de mecânica....
    kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir