30 de abril de 2011

Ford Focus Titanium e realinhamento da versão GLX (Mania de Carros)

ford focus titanium 2012 1 Ford Focus Titanium e realinhamento da versão GLX
As novas versões do Ford Focus não são mais novidades para o bem informado leitor do NA. No entanto, a Ford acaba de nos mandar um comunicado falando dos detalhes da nova versão Titanium e também do realinhamento da versão GLX, com mais equipamentos de série.
O Focus Titanium 2.0 Flex está disponível nas versões hatch e sedã, e externamente traz como novidades os faróis direcionais que ampliam a luminosidade e tem acendimento automático. Outro diferencial  são as novasrodas de 16 polegadas, que eu pessoalmente não achei tão interessantes assim. Há também detalhes exclusivos como a moldura da grade dianteira e a régua do porta-malas cromadas que, junto com o logotipo Titanium aplicado nas portas dianteiras, diferenciam o modelo.
ford focus titanium 2012 2 Ford Focus Titanium e realinhamento da versão GLX
A linha de equipamentos de série da versão top de linha do Focus foi melhorada com a adição de sensor de chuva, espelho retrovisor interno eletrocrômico e porta-luvas refrigerado. O Ford Focus Titanium 2011 tem preço de R$78.430 no Sedan e a partir de R$71.660 no modelo Hatch, com seis opções de cores: a sólida branco Ártico, a metálica prata Geada e as perolizadas azul Mônaco, cinza Ubatuba, verde Lisboa e preto Gales.
Veja os itens de série do Focus Titanium: Teto solar elétrico, botão de partida Ford Power, direção com assistência eletro-hidráulica em três níveis (Normal, Conforto e Esporte), ar-condicionado automático digital com controle individual para o motorista e o passageiro, bancos de couro, piloto automático com controle na coluna de direção, controles de áudio no volante e sistema de som My Connection, com CD-player/MP3, entrada auxiliar e USB, conexão Bluetooth para celular e comandos de voz em português.
ford focus titanium 2012 3 Ford Focus Titanium e realinhamento da versão GLX
Na parte de conforto e conveniência, o Focus Titanium vem equipado com: vidros elétricos com acionamento a um toque e sensor antiesmagamento, travas elétricas das portas com controle remoto, abertura e fechamento global, banco do motorista com ajuste lombar e ajuste elétrico da altura, abertura elétrica do porta-malas e da tampa de combustível, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, aviso sonoro de faróis acesos, portas abertas e chave na ignição, banco traseiro com assento e encosto bipartido, iluminação no porta-luvas e no porta-malas, luz de cortesia com temporizador, iluminação no assoalho dianteiro, soleira nas portas dianteiras e vidros verdes.
Seu conjunto de segurança é composto de air bag duplo, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e controle de frenagem em curvas (CBC), pneus 205/55 R16, sensor de estacionamento traseiro, sistema Ford antifurto EPATS, alarme antifurto perimetral e volumétrico, ajuste de altura dos faróis, espelhos retrovisores elétricos aquecidos e com luz de aproximação, travamento automático das portas a 7 km/h, faróis de neblina, luz de neblina traseira, cintos de segurança dianteiros pré-tensionados com limitador e ajuste de altura, cintos de segurança traseiros de três pontos, aviso luminoso de cinto de segurança para o motorista e desembaçador do vidro traseiro.
ford focus titanium 2012 4 Ford Focus Titanium e realinhamento da versão GLX
A potência é de 148 cavalos com etanol e 143 com gasolina. Com câmbio manual, o carro atinge a velocidade máxima de 205 km/h (etanol) e 204 km/h (gasolina) e com o automático vai a 194 km/h (álcool) e 192 km/h (gasolina). Com transmissão manual, faz a média de 12,9 km/l com gasolina e 8,2 km/l com etanol. Com transmissão automática, tem um consumo médio de 11,9 km/l com gasolina e 7,7 km/l com etanol (medidos conforme as normas NBR 6601 e NBR 7024).
Realinhamento
Como parte das novidades para 2011, a Ford fez um realinhamento dos catálogos GLX, incluindo mais equipamentos de série e disponibilidade de opcionais para os modelos Hatch e Sedan 1.6 Flex e 2.0 Flex.
O Focus GLX 1.6 passa a oferecer de série faróis de nebina e porta-luvas refrigerado, além de manter ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo, vidros e travas elétricos, abertura e fechamento global, alarme antifurto, CD player MP3, computador de bordo e rodas de liga leve. O único opcional é o ABS.
O Focus GLX 2.0 Flex, além desses equipamentos, vem agora de série com acendimento automático de faróis, sensor de chuva, retrovisor eletrocrômico, botão Ford power (partida sem chave) e Sistema de Som My Connection. Há ainda um versão 2.0 GLX +, com bancos de couro de ajuste elétrico e ar- condicionado digital dual zone.
Achou a versão Titanium cara? Nós também, mas pelo menos lembre-se de que o sedã custa 11.000 reais a menos que um Corolla Altis 2012. Pode ser que isso te console. Ou não.

Fonte: Notícias Automotivas

24 de abril de 2011

História de Louis Chevrolet (Criador da General Motors/Chevrolet) (Mania de Carros)

Louis Joseph Chevrolet (La Chaux-de-Fonds, Suíça, 25 de dezembro de 1878Detroit, Michigan,EUA, 6 de junho de 1941) foi um piloto de corridas e co-fundador (junto com William C. Durant) daChevrolet Motor Car Company, que foi adquirida pela General Motors e é a sua marca mais conhecida. Em muitos casos, como no Brasil, Chevrolet e General Motors são sinônimos.

Biografia

Em 1886, sua família sai da Suíça para viver em Beaune, no departamento francês francês de Côte-d'Or. Foi ali que o jovem Louis se interessou por mecânica. Ele trabalhou na loja de auto-peças Roblin entre 1895 e 1899. Viveu em Paris durante algum tempo, até migrar para Montreal, no Canadá, em 1900. No ano seguinte ele mudou-se para Nova York, onde foi empregado da Fiat.
Já na Buick, Chevrolet aprendeu a projetar e construir automóveis. Projetou seu primeiro motor em 1909. Pouco depois, em sociedade com William C. Durant, fundou a Chevrolet Motor Car Company e fixou-se em Detroit, Michigan. Em 1915, em meio a desentendimentos com Durant, vendeu sua parte na companhia para o sócio. No ano seguinte, a empresa passou para a GM, então administrada por Durant. Apesar de sua genialidade mecânica, Louis não teve muita educação formal e nunca foi um homem de negócios.
Enquanto isso, Chevrolet passou a se dedicar exclusivamente ao carros de corrida. Em parceria com Howard E. Blood construiu o Cornelian, com o qual chegou em 20º. nas 500 milhas de Indianápolis em 1915. No ano seguinte, ele e seu irmão Gaston criam a Frontenac Motor Corporation, para projetar e produzir sua própria linha de carros de corrida. O melhor resultado de Louis em Indianápolis foi um sétimo lugar em 1919. Naquela corrida ele largou em segundo, liderou boa parte da prova mas teve problemas. Em 1920, Gaston venceu as 500 milhas de Indianápolis num carro construído por Louis.
Louis morreu em 6 de junho de 1941 em Detroit e foi enterrado no Holy Cross and Saint Joseph Cemetery, em Indianápolis. Em sua homenagem, um busto foi colocado na entrada do museu do Indianapolis Motor Speedway.

Louis Chevrolet em um Buick 10

23 de abril de 2011

História de Henry Ford (Criador da Ford Motor Company) (Mania de Carros)


Henry Ford (Springwells30 de julho de 1863 — Dearborn7 de abril de 1947) foi umempreendedor estadunidense, fundador da Ford Motor Company e o primeiro empresário a aplicar a montagem em série de forma a produzir em massa automóveisem menos tempo e a um menor custo.. A introdução de seu modelo Ford Trevolucionou os transportes e a indústria dos Estados Unidos. Ford foi um inventorprolífico e registrou 161 patentes nos EUA. Como único dono da Ford Company, ele se tornou um dos homens mais ricos e conhecidos do mundo. No dia 16 de junho de 1903, dia da fundação da Ford Motor Company, foi investido um capital de US$150 000 (em valores da época), de doze sócios, sendo que US$28 000 foram investidos pelo próprio Ford, com então 40 anos na época.
A ele é atribuído o "fordismo", isto é, a produção em grande quantidade de automóveis a baixo custo por meio da utilização do artifício conhecido como "linha de montagem", o qual tinha condições de fabricar um carro a cada 98 minutos, além dos altos salários oferecidos a seus operários — notavelmente o valor de 5 dólares por dia, adotado em1914.
Ford via no consumismo uma chave para a paz, o que o levou certa vez a dizer: "o dinheiro é a coisa mais inútil do mundo; não estou interessado nele, mas sim no que posso fazer pelo mundo com ele". Ele não confiava em contadores, tendo reunido uma das maiores fortunas do mundo sem ao menos possuir auditoria em suacompanhia. A companhia teve sua primeira auditoria depois que Henry Ford II se tornou seu diretor. O intenso empenho de Henry Ford para baixar os custos resultou em muitas inovações técnicas e de negócios, incluindo um sistema defranquias que instalou uma concessionária em cada cidade da América do Norte, e nas maiores cidades em seis continentes. Ford deixou a maior parte de sua grande riqueza para a Fundação Ford, mas providenciou para que sua família pudesse controlar a companhia permanentemente.

Primeiros anos


Henry Ford, 1888.
Ford nasceu em 30 de junho de 1863, em uma fazenda próxima a um município rural a oeste de Detroit, no estado do Michigan (este espaço hoje faz parte de Dearborn). Seu pai, William Ford (1826-1905), nasceu em County Cork, Irlanda. Sua mãe, Mary Litogot Ford (1839-1876), nasceu em Michigan, e era a mais nova dos filhos de imigrantes belgas; seus pais morreram quando Mary era uma criança e ela foi adotada pelos vizinhos, os O'Herns. Os irmãos de Henry Ford são: Margaret Ford (1867-1868); Jane Ford (c 1868-1945), William Ford (1871-1917) e Robert Ford (1873-1934).
Ford iniciou sua trajetória com motores, digamos assim, na fazenda de seu pai. Ele era responsável pelos reparos nas máquinas da fazenda, mostrava muita habilidade para inovar e sua principal intenção era observar o funcionamento mecânico das máquinas e equipamentos. A vida na fazenda era difícil, exigia serviços pesados feitos à mão. Por causa disso, desde menino Ford já demonstrava o interesse em diminuir o trabalho manual com o uso de máquinas. No ano de 1875, com doze anos, o contato com um locomóvel a vapor o levou a estudar os carros automotores.
Sua mãe morreu em 1876, o que veio como um golpe que destruiu o jovem Henry. Seu pai desejava que Henry no futuro assumisse a fazenda, mas Henry não tinha gosto pelos trabalhos agrícolas. Com o falecimento de sua mãe, muito pouco permaneceu para o manter na fazenda. Mais tarde ele disse a seu pai: "Eu nunca tive qualquer amor especial pela fazenda — era a mãe na fazenda que eu amava".
Aos quinze, ele tinha a reputação de reparador de relógios, tendo desmantelado e remontado as peças de relógios de amigos e vizinhos dezenas de vezes. Em 1879, com 16 anos , ele deixou sua casa e foi para a cidade vizinha Detroit, para trabalhar como aprendiz de operador de máquinas, primeiro na empresa James F. Flower & Bros., e mais tarde na Detroit Dry Dock Co. Em 1882, ele retornou a Dearborn para trabalhar na fazenda da família e se tornar experiente na operação dos motores a vapor portáteis da Westinghouse. Aos 19, Ford entrou para a Companhia Westinghouse, no conserto e na montagem de locomóveis a vapor. Em 1885, trabalhando como mecânico das oficinas da Eagle Motor Works, em Detroit, seu interesse se concentra nos motores a explosão. Dois anos depois, Ford construiu seu primeiro motor desse tipo, movido a gasolina.
Ford se casou com Clara Jane Bryant (1865-1950) em abril 1888, e se sustentava com a exploração da fazenda e mantendo uma serraria. Eles tiveram um único filho, Edsel Bryant Ford (1893-1943).
Por volta do ano de 1890, Ford assumiu o lugar de engenheiro maquinista na cidade de Detroit na Edison Illuminating Company. Em 1893, após sua promoção ao cargo de Engenheiro Chefe, Ford passou a ter bastante tempo e dinheiro para dedicar-se às suas experiências pessoais com motores a gasolina. Estes experimentos culminaram em 1896 com a conclusão de seu próprio veículo automotor denominado Quadriciclo, que ele dirigiu em teste em 4 de junho. Depois de vários testes, Henry Ford planejou formas de melhorar o Quadriciclo.
Sua primeira empresa foi a Detroit Automobile Company, sob a responsabilidade de ser engenheiro chefe, entretanto, a fábrica fechou devido à discordância com os outros diretores em relação à adoção da produção em massa como modelo padrão. Anos mais tarde, montou outra empresa, esta voltada para carros de corrida, contudo, a produção desses carros não obteve êxito. Mesmo assim, Ford persistiu com a idéia e juntamente com o projetista Harold Wills montou o chamado carro 999, com o qual Barney Oldfield se tornou campeão, divulgando o carro em todo país. Esse passo foi importante, pois o rendimento financeiro proveniente do sucesso de seu carro deu suporte financeiro a suas idéias e assim a Ford Motor Company foi fundada

Ford Motor Company

Com 40 anos de idade, Ford, com outros 11 investidores e 28.000,00 dólares de capital, formaram a Ford Motor Company em 1903. Em um carro recém-planejado, Ford fez uma exposição sobre o gelo do Lago Saint Clair, dirigindo uma milha (1609 metros) em 39,4 segundos, estabelecendo um novo recorde de velocidade terrestre em 91,3 milhas por hora (147,0 km/h). Persuadido por esse êxito, o piloto de corrida Barney Oldfield, que nomeou o novo modelo Ford de "999" em honra de uma locomotiva de corrida da época, levou o carro por todo o país, tornando a marca Ford conhecida em todos os Estados Unidos. Ford também foi um dos primeiros patrocinadores do Indianapolis 500.
Ford maravilhou o mundo em 1914, oferecendo o pagamento de 5,00 dólares por dia, o que mais do que duplicou o salário da maioria dos seus trabalhadores. O movimento foi extremamente rentável; no lugar da constante rotatividade de empregados, os melhores mecânicos de Detroit afluíram para a Ford, trazendo seu capital humano e sua habilidade, aumentando a produtividade e reduzindo os custos de treinamento. Ford chamou isso de "salário de motivação" ("wage motive"). O uso da integração vertical pela empresa também provou ser bem sucedido quando Ford construiu uma fábrica gigantesca, onde entravam matérias primas e de onde saiam automóveis acabados.

Ford Model T foi apresentado no dia 1 de outubro de 1908. Ele tinha muitas inovações importantes, como o volante no lado esquerdo, o que foi logo copiado por todas as outras companhias. O motor e o câmbio eram totalmente fechados. Os 4 cilindros eram fundidos em um bloco sólido, e a suspensão usava duas molas semi-elípticas. O carro era muito simples de se dirigir e, o mais importante, sua manutenção era barata. O veículo era tão barato em 1908, custando 825,00 dólares (o preço caía todo ano) que na década de 1920 a maioria dos motoristas norte-americanos aprenderam a dirigir o Modelo T, o que deixou boas memórias para milhões de pessoas.
Ford criou um sólido sistema de publicidade Detroit para garantir que cada jornal transmitisse notícias e anúncios sobre o novo produto. A rede de concessionários locais de Ford tornou o carro onipresente em praticamente todas as cidades da América do Norte. Como revendedores independentes, as franquias enriqueceram e fizeram a propaganda não apenas de Ford, mas também do próprio conceito de automobilismo; clubes locais de automóveis surgiram para ajudar novos motoristas e para explorar o campo. Ford foi sempre ávido para vender aos fazendeiros, que viram no veículo um dispositivo comercial para ajudar em seus negócios. As vendas subiram rapidamente - vários anos tiveram 100% de lucros em relação ao ano anterior. Sempre na busca de maior eficiência e menores custos, em 1913 Ford introduziu a montagem em esteiras em movimento nas suas instalações, o que permitiu um enorme aumento da produção. Embora seja atribuído a Henry Ford o invento, fontes contemporâneas indicam que o conceito e sua evolução vieram dos funcionários Clarence Avery, Peter E. MartinCharles E. Sorensen, e C. H. Wills. As vendas ultrapassaram 250.000 unidades em 1914. Por volta de 1916, tendo o preço baixado para US$360,00 para os carros de passeio básicos, as vendas atingiram 472.000 unidades.
Por volta de 1918, metade dos carros na América do Norte eram Modelos T. A alta produção conseguida por Ford tem como característica marcante a escolha de uma única cor de veículo, que era preta. Desta forma, ele conseguia montar os veículos sem ter que diferenciar o processo de pintura. Existe uma frase famosa que Ford escreveu em sua autobiografia sobre a escolha da cor do veículo: "O cliente pode ter o carro da cor que quiser, contanto que seja preto". Antes do desenvolvimento da linha de montagem, que exigia a cor preta por sua secagem mais rápida, o Modelo T era disponível em outras cores, incluindo o vermelho. Esse esquema era veementemente defendido por Henry Ford, e a produção continuou até 1927; a produção final total foi de 15.007.034 unidades. Esse foi um recorde que permaneceu por 45 anos.

Linha de montagem de Ford, em 1913.
Em 1918, o presidente Woodrow Wilson pediu pessoalmente a Ford para que se candidatasse ao Senado dos Estados Unidos da América, de Michigan, como umdemocrata. Embora a nação estivesse na guerra, Ford concorreu como um candidato pacífico e um forte apoiador da proposta Liga das Nações. Em dezembro de 1918, Henry Ford transferiu a presidência da Ford Motor Company para seu filho Edsel Ford. Henry, entretanto, retinha a autoridade de decisão final e algumas vezes revogou as decisões de seu filho. Henry e Edsel compraram todas as ações restantes de outros investidores, dando deste modo à família exclusivo domínio sobre a companhia.
Por volta da metade da década de 1920, as vendas do Modelo T começaram a declinar devido à concorrência crescente. Outros fabricantes de automóveis ofereciam planos de pagamentos pelos quais os clientes podiam comprar seus carros, que comumente incluíam características mecânicas mais modernas e estilos não disponíveis no Model T. A pesar dos estímulos de Edsel, Henry recusava-se firmemente a incorporar novas características no Modelo T ou a criar um plano de crédito para os compradores.

Modelo A e carreira posterior de Ford

Por volta de 1926, o enfraquecimento das vendas do Modelo T finalmente convenceu Henry a fazer um novo modelo de automóvel. Ele desempenhou o projeto com um grande número de técnicos especializados no projeto de motor, chassi, mecânica e outras necessidades, deixando o desenho da carroceria para seu filho. Edsel também conseguiu prevalecer sobre seu pai na oposição inicial deste à inclusão de um sistema de mudança transmissão deslizante. O resultado foi o sucesso do Ford Model A, introduzido em dezembro de 1927 e produzido até 1931, com uma produção total de mais de quatro milhões de automóveis. Posteriormente, a empresa adotou um sistema de mudança anual de modelo, semelhante ao que é utilizado pelos fabricantes de automóveis de hoje. Não antes de 1930 Henry superou sua oposição contra companhias de financiamento. No entanto, após isso, a Universal Credit Corporation, de Ford, tornou-se a principal financiadora de veículos.

Filosofia de trabalho

Henry Ford foi um pioneiro do "capitalismo do bem-estar social" concebido para melhorar a situação dos seus trabalhadores e especialmente para reduzir a grande rotação de empregados de muitos departamentos, que contratavam 300 homens por ano para preencher 100 vagas. Eficiência significava contratar e manter os melhores trabalhadores. Em 5 de janeiro de 1914, Ford anunciou seu programa de cinco dólares por dia. O programa revolucionário incluía uma redução da duração do dia de trabalho de 9 para 8 horas, 5 dias de trabalho por semana, e um aumento no salário mínimo diário de US$ 2,34 para US$ 5 para trabalhadores qualificados. Outra inovação para o período foi a repartição com seus empregados de uma parte do controle acionário.

Pacifismo

Henry Ford foi um cristão episcopal que era contra a guerra, argumentando que ela era um desperdício de tempo. Ford tornou-se altamente crítico com aqueles que financiavam a guerra e parecia fazer tudo o que podia para detê-los. Em 1915 o judeu pacifista Rosika Schwimmer obteve a ajuda de Henry Ford para financiar uma viagem de navio para a Europa, com o objetivo de ser uma espécie de "missão de paz", para si e aproximadamente 170 outros proeminentes líderes pacifistas. O pastor episcopal de Ford, Reverendo Samuel S. Marquis, acompanhou-o na viagem. Marquis também liderou o departamento de sociologia de Ford entre 1913 e 1921. Ford conversou com o presidente Wilson sobre a missão, mas não obteve qualquer apoio governamental. Seu grupo partiu rumo à neutra Suécia e à Holanda para encontrar-se com ativistas da paz naquele país. Ridicularizado, teve que deixar o navio logo que este chegou à Suécia.

Companhia de Aviões Ford (Ford Airplane Company)

Henry Ford teve participações na mecanização do campo, na fabricação de motores aeronáuticos, chegando a construir um motor Liberty durante o período da primeira guerra mundial, e anos mais tarde um trimotor para aviões.
A Ford, assim como outras empresas automotivas, entrou no negócio da aviação durante a Primeira Guerra Mundial. Após a guerra, ele retornou à indústria automobilística até 1925, quando Henry Ford adquiriu a companhia de aviação Stout Metal Airplane Company.

Ford 4-AT-F (EC-RRA)
A mais bem sucedida aeronave de Ford foi o Ford 4AT Trimotor - chamado de "Ganso de Lata"("Tin Goose"), em virtude da sua construção metálica ondulada. O avião utilizava uma nova liga chamada Alclad, que combinava resistência à corrosão do alumínio com a força do duralumínio. O avião era semelhante ao F.VII-3m da Fokker, e alguns dizem que os engenheiros da Ford secretamente mediram o avião Fokker e, em seguida, o copiaram. O Trimotor voou pela primeira vez em 11 de junho de 1926, e foi o primeiro bem sucedido avião de passageiros dos EUA, acomodando cerca de 12 passageiros de modo um tanto desconfortável. Diversas variantes foram também usadas pelo Exército dos EUA. Aproximadamente 200 Trimotores foram construídos antes de ter sido interrompido em 1933, quando a Ford Airplane Division encerrou devido às poucas vendas durante a Grande Depressão.

Corrida


Ford (em pé) lança o career de Barney Oldfield em 1902.
Ford iniciou sua carreira como um motorista de carros de corrida manteve seu interesse por este esporte de 1901 até 1913. Ford colocou o desprovido Modelo Ts em corridas, terminando em primeiro lugar (embora posteriormente desqualificado), em uma corrida "mar-a-mar" (atravessando os Estados Unidos) ocorrida em 1909, e estabelecendo o recorde de velocidade em pista oval de uma milha (1,6 km) em Detroit Fairgrounds em 1911 com o motorista Frank Kulick. Em 1913, Ford tentou colocar um Modelo T reformulado no Indianapolis 500, mas foi informado que as regras exigiam a adição de mais 1.000 libras (450 kg) no carro antes que ele pudesse ser aprovado. Ford saiu da corrida e logo depois saiu de corridas permanentemente, citando a insatisfação com as regras do esporte e as exigências de seu tempo pelo grande aumento na produção do Modelo T.

Negócios internacionais

A filosofia de Ford defendia a independência econômica para os Estados Unidos. Sua fábrica em River Rouge tornou-se o maior complexo industrial do mundo, sendo até mesmo capaz de produzir o seu próprio aço. Ford tinha por objetivo produzir um veículo a partir do zero, sem dependência de comércio externo. Ele acreditava na expansão global de sua companhia. Acreditava que o comércio internacional e a cooperação internacional levariam à paz, e usou o processo de linha de montagem e produção do Modelo T para demonstrar isso. Ele abriu as fábricas de montagem Ford no Reino Unido e no Canadá em 1911, e logo se tornou o maior produtor de automóveis nesses países. Em 1912, Ford cooperou com Agnelli da Fiat para lançar as primeiras montadoras de automóveis italianas. As primeiras instalações na Alemanha foram construídas na década de 1920, com o encorajamento de Herbert Hoover e do Departamento de Comércio, que concordava com a teoria de Ford, que afirmava que o comércio era essencial para a paz mundial.
Na década de 1920 Ford também construiu instalações na Austrália, na Índia e na França, e, por volta de 1929, ele teve concessionários de sucesso em seis continentes.
Ford tentou uma plantação comercial de seringueiras para a produção de borracha na Amazônia brasileira chamada de Fordlândia; o que foi uma de suas poucas falhas. Em 1929, Ford aceitou o convite de Stalin para construir um modelo de fábrica (NNAZ, hoje GAZ), em Gorky, uma cidade mais tarde renomeada para Nizhny Novgorod, e enviou engenheiros americanos e técnicos para ajudar a instalá-la, incluindo o futuro dirigente de sindicato Walter Reuther.
O acordo de assistência técnica entre a Ford Motor Company, a VSNH e a American Trading Organization (AMTORG), controlada pelossoviéticos (como agente de compra) foi firmado por nove anos e assinado em 31 de maio de 1929 por Ford, pelo vice-presidente da FMCPeter E. Martin, por V. I. Mezhlauk, e pelo presidente da Amtorg, Saul G. Bron. A Ford Motor Company trabalhou para conduzir os negócios em todas as nações com as quais os EUA mantinham relações diplomáticas pacíficas:
  • Ford da Austrália
  • Ford do Reino Unido
  • Ford da Argentina
  • Ford do Brasil
  • Ford do Canadá
  • Ford da Europa
  • Ford da Índia
  • Ford da África do Sul
  • Ford do México
  • Autolatina
  • Mazda
  • Volvo Cars desde 1999
  • Jaguar desde 1990
Por volta de 1932, a Ford fabricava um terço de todos os automóveis do mundo.
A imagem da Ford pasmou os europeus, em especial os alemães, despertando o "medo de alguns, a obsessão de outros, e o fascínio entre todos". Os alemães que discutiam o "Fordismo" frequentemente acreditavam que ele representava algo fundamentalmente norte americano. Eles viram o tamanho, o ritmo, a padronização, e a filosofia da produção demonstrada nos trabalhos de Ford como um serviço nacional — uma "coisa americana" que representava a cultura dos Estados Unidos. Tanto os apoiadores quanto os críticos insistiam que o Fordismo compendiava o desenvolvimento capitalista norte americano, e que a indústria automobilística era a chave para a compreensão das relações econômicas e sociais nos Estados Unidos. Como explicou um alemão, "os automóveis alteraram tão profundamente o modo de vida americano, que hoje dificilmente se pode imaginar alguém sem um carro. É difícil lembrar como era a vida antes de o sr. Ford começar a pregar sua doutrina da salvação". Para muitos alemães, Henry Ford encarnava a essência do americanismo de sucesso.

O legado de Ford

As idéias de Henry Ford modificaram todo o pensamento da época, foi através delas que se desenvolveu a mecanização do trabalho, produção em massa, padronização do maquinário e do equipamento, e por consequência dos produtos, forte segregação do trabalho manual em relação ao trabalho braçal, o operário não precisava pensar apenas fazer seu trabalho com o mínimo de movimentação possível. Ele também implementou a política de metas, mesmo não tendo esse nome, ele dizia que X carros deveriam ser produzidos em Y dias. Além disso, ele revolucionou o tratamento aos trabalhadores, pois melhorou o salário deles, segundo Ford ao mesmo tempo em que, pelo pagamento de um salário substancial para aqueles que trabalhavam com a produção e a distribuição, o poder de compra aumentaria. Por esses motivos pode-se dizer que Henry Ford tornou-se um grande marco, sendo hoje muito estudado nas áreas de administração.
Precedido por
n/a
Chefe do sector executivo da Ford Motor Company
1903 - 1919
Sucedido por
Edsel Ford
Precedido por
Edsel Ford
Chefe do sector executivo da Ford Motor Company
19431945
Sucedido por
Henry Ford II


Henri Ford
Henri Ford
Henry Ford, ca. 1919
Nascimento30 de julho de 1863
SpringwellsMichigan
Estados Unidos
Morte7 de abril de 1947 (83 anos)
Dearborn, Estados Unidos
NacionalidadeEstados Unidos Estadunidense
CônjugeClara Jane Bryant
Filho(s)Edsel Ford
Ocupaçãoempreendedor

9 de abril de 2011

História do Toyota Corolla (Mania de Carros)

Corolla é um modelo compacto da Toyota oferecido em versões sedan, hatchback e perua. Também é o modelo mais vendido da história, com produção nos cinco continentes e vendas totais superiores a 32 milhões de automóveis desde seu lançamento em 1966.



História

Em Portugal, a popularidade deste modelo aumentou significativamente com a introdução, em finais dos anos 1980, do bloco 1.8 diesel, acoplado a uma caixa manual de 5 velocidades e que fez das versões comerciais veículos com alguma performance para a época mas, sobretudo, bastante fiáveis, os quais ainda encontramos em grande número nas nossas estradas de hoje.
Nesta época, encontramos ainda o célebre 1.6 GTI, o qual rivalizava em termos de eficácia dinâmica com o endeusado Peugeot 205 GTI.
Inicialmente no Brasil o Corolla começou a ser importado em 1993 na versão LE (que era fornecida para o mercado norte-americano), com um motor 1,8L 16v e 117cv.
Em 1994 foi iniciada a venda das versões DX e Wagon, onde a primeira tinha um motor 1,6L 16v e 106cv era notado um acabamento inferior, a seção entre as lanternas traseiras na cor cinza, calotas e a ausência de ABS e Cruise Control. As versões com câmbio automático não possuiam conta giros. Na versão Wagon era adicionado o motor 1,8 e ABS. Os modelos 1,8 tiveram a sua curva de torque priorizada e houve uma diminuição de potência, ficando com os mesmos 106cv da versão 1,6. O teto-solar era disponibilizado como opcional para os modelos LE.
Nos modelos 1996 as versões DX deixaram de ser importadas com a LE empobrecendo em acabamento e a retirada das rodas de liga como item de série, as lanternas traseiras passaram a ter os piscas na cor branca, a grande dianteira teve uma leve reestilização e o teto-solar deixou de ser disponibilizado.
Já em 1998 a versão européia passou a ser importada, chamada de GLi na versão sedã e XLi na versão perua, com um motor 1,6 16v e 107cv tinha um bom acabamento, mas o ABS deixava de ser oferecido, ficou pouco tempo no mercado, esses modelos apesar de confiáveis e confortáveis, tinham um estilo de gosto duvidoso, o que acabou por ocasionar sua forte desvalorização.
No fim de 1998 era iniciada a venda dos primeiros Corolla fabricados no Brasil, os quais eram parecidos com a versão japonesa, com o motor 1,8 de 116cv nas versões XLi, XEi e SE-G.
Diferenciavam entre si, em poucos equipamentos, diferentemente das versões posteriores.

O Toyota Corolla XLi VVTi Flex é vendido no Brasil com motor flex que pode operar com gasolina E20-E25 ouálcool, ou qualquer mistura dos dois combustíveis.
Na XLi era notada a falta de conta giros e raros exemplares sem ar-condicionado, os retrovisores eram manuais e não havia a pintura das capas dos retrovisores e das maçanetas das portas e a régua que fica acima da placa e calotas.
A XEi possuia o conta-giros, A/C, e as peças do XLi que não eram pintadas, na cor do veículo.
A SE-G adicionava bancos e laterais em couro, ABS e rodas de liga-leve como itens de série.
Em 2001 houve um pequeno banho de loja onde a grade dianteira recebeu um aplique e uma faixa cromada nos pára-choques. Na parte interna o apoio de pé era adicionado junto aos pedais.
Em meados de 2002 foi lançada a 9° geração com bons equipamentos e fazendo um grande sucesso no público Brasileiro.
Em junho de 2007 foi lançado o Corolla Flex, sendo a Toyota uma das últimas marcas a desenvolver o sistema de combustível duplo.
O Corolla é considerado um carro muito econômico pelos especialistas, tendo um desempenho médio de 10 km/l(cidade) e 15 km/l(estrada) nas versões XLi, XEi e SE-G; variando de acordo com a localidade e com as versões automáticas, que consomem um pouco mais. Líder do segmento entre 2002 a 2006, o Corolla perdeu essa colocação para o novo Honda Civic, lançado em 2006, e em Abril de 2008 a Toyota reagiu com a nova geração do Corolla. Mantendo um visual sóbrio, ao contrário de seu concorrente direto, o novo veículo apostou em equipamentos internos, tanto que um XEi novo é mais completo que um SE-G 2007 e um Honda Civic EXS (top de linha), custando 10 mil a menos que este. O SE-G novo ganhou um pacote de equipamentos comparável a veículos superiores (e preço também), e o XLi já vem bem equipado.
Pensando nos portadores de necessidades especiais, a Toyota disponibiliza sob encomenda o Corolla XLi aut 1.6, que com isenção total de impostos sai por R$ 44.000,00, tornando-se um excelente custo benefício.
Em 2009,a Toyota lançou uma nova versão intermediária,a GLI e o Corolla foi o grande campeão da pesquisa Os Eleitos, feita pela revista Quatro Rodas.

Recall

Em 2010, o Toyota Corolla foi alvo do maior recall da história da montadora japonesa, afetando milhões de carros no mundo todo. O motivo seria que os tapetes do carro escorregam com facilidade, fazendo com que o motorista acelere ou freie bruscamente, causando acidentes. No estado brasileiro de Minas Gerais o modelo chegou a ter suas vendas proibidas por determinação do Procon, através do Ministério Público.
A Toyota do Brasil anunciou, no domingo (27/02/2011), mais um recall para os Corollas fábricados entre março de 2008 e dezembro de 2010. Os modelos envolvidos no chamamento são as versões XLi, GLi, XEi, SEG e ALTIS. Segundo a companhia, trata-se de uma medida preventiva. O atendimento começa em 1º de março.

Um defeito no sistema de partida a frio desses veículos oferece risco de incêndio.Em função de um defeito na mangueira que liga o reservatório ao motor, pode haver vazamento de combustível. "É importante ressaltar que não há registro de ocorrência de acidentes causados pelo problema relatado", informou um trecho da nota divulgada pela Toyota. A empresa recomenda o agendamento prévio para o reparo em uma das suas concessionária.
Veículos envolvidos: Intervalo de chassi
Código do chassi Últimos 7 dígitos
9BRBB42E09~9BRBB42EX9 5000542~5055571
9BRBB48E09~9BRBB48EX9 5000541~5055592
9BRBB42E09~9BRBB42EXA 5055598~5116530
9BRBB48E09~9BRBB48EXA 5055594~5116529
9BRBD48E0A~9BRBD48EXA 2500002~2500007
9BRBB42E0A~9BRBB42EXB 5116534~5151708
9BRBB48E0A~9BRBB48EXA 5116531~5126284

Crash test

Pela EuroNCap, ele recebeu 5 estrelas das 5 possiveis, e proteção criança, 4 estrelas. Ja no Brasil, a Latin NCap registrou apenas 4 estrelas das 5 possiveis, e as crianças, 1 estrela, provando que a Toyota tambem economiza, igual o Chevrolet Meriva em alguns equipamentos de segurança.

Toyota Corolla
Toyota-Corolla-2001-European-Facelift-Hatchback.jpg
Construtor:Toyota
Produção:1966 — presente
Sucessor:Toyota Auris(Hatch)
Tipo de Carroçaria:sedan 4 portas, hatchback 5 portas ou station-wagon 5 portas
Motor:(1ZZ-FE) 1.8L L4 16V VVT-i flex
Comprimento (mm):4.530 mm
Largura (mm):1.705 mm
Altura (mm):1.485 mm
Depósito (l):60 L
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