10 de junho de 2011

História do Volkswagen Polo (Mania de Carros)


O atual Volkswagen Polo é um automóvel fabricado pela Volkswagen, desde 2002, no Brasil e desde 1975 na Alemanha.
A época, representou um avanço em termos de qualidade de produção na Volkswagen brasileira pois trouxe inovações como corte de chapas e soldas feitas a laser, o que aumentou a qualidade construtiva e a rigidez estrutural bem como diminuiu o volume de solda utilizado e consequentemente o custo final de montagem.
O Polo brasileiro não tem todo o refinamento tecnológico presente no modelo europeu, contudo incorpora a razoável tecnologia em termos de segurança passiva e ativa (4 estrelas para adultos e 1 estrela para pedestres EuroNCAP). Dentre os componentes de segurança presentes destacam-se os airbags (opcional) e a célula de absorção de impacto de deformação programada. A partir de 2004 o modelo foi dotado de motorização flexível em combustível (Flex), que pode queimar tanto álcool quanto gasolina, em qualquer proporção.
O atual Polo brasileiro também se tornou base de estilo para demais produtos da Volkswagenbrasileira, pois cedeu sua plataforma para a construção do Volkswagen Fox e a partir de 2008 essa plataforma passou a ser utilizado no Volkswagen Gol
Atualmente, o Polo está disponível na configuração hatchback e sedan, sendo produzido na planta de São Bernardo do Campo (SP). O Polo Hatch/Sedan fabricados no Brasil são exportados para toda América Latina, com grande êxito em mercados como México, Chile e na América Central. Todavia, não é comercializado na Argentina, já que no país vizinho a VW produz a antiga geração do Polo europeu, com a velha plataforma do Seat Cordoba, lançada em 1995 e que sobrevive até hoje com algumas pequenas maquiagens, e sobretudo por seu custo benefício no país vizinho. O Polo argentino já foi vendido no Brasil no fim da década de 1990 com o nome de Polo Classic mas não obteve sucesso, deixou de ser importado com o lançamento do modelo nacional, muito mais moderno e alinhado com o Polo europeu. Atualmente o Polo Classic argentino é exportado ao México com o nome de VW Derby. No fim de 2006 o Polo Hatch e Sedan brasileiros passaram por uma reforma visual que os alinhou com o estilo do modelo europeu, aumentando ainda mais o cacife do modelo VW para brigar pela liderança dos compactos Premium.
No primeiro trimestre de 2009 foi lançado na Europa a quinta geração do modelo, com desenho fortemente inspirado no Volkswagen Scirocco. A imprensa especializada cogita que o modelo não venha para a América Latina nem vá aos Estados Unidos, mas será desenvolvida uma versão especialmente para estes mercados, tendo em vista o gosto dos locais, por carros de maior espaço, devido a faixa de preço que o Polo ocupa.


Versão G40

Curiosidades

  • Ao final de 1996, houve uma versão sedan do Polo europeu de 3a. geração, chamada dePolo Classic, que vinha para o Brasil importada da Argentina. Essa versão deixou de ser importada com o lançamento da linha Polo brasileira, em 2002, contudo, permanece sendo vendida no México, com o nome de Volkswagen Derby, onde coexiste com a versão sedan atual, que é exportada para o México vinda do Brasil. Assim como os gêmeos Volkswagen Apollo e Ford Verona dos anos 90, o Polo Classic também tinha uma versão idêntica importada da Espanha, mas com a insígnia de Seat Córdoba, fabricado pela Seat subsidiária da Volkswagen na Espanha, versão esta que também deixou de ser trazida para o Brasil após ser reestilizada na Espanha.

Competições

Apesar de muito popular e de ser comercializado em muitos países, o Polo participa de poucas competições. Na Índia é produzida a versão Polo Cup, equipado com motor 1.6 common-rail diesel, de 130 cavalos de potência e câmbio manual de seis marchas. Fará sua estréia automobilística em junho.
Polos Mark IV tiveram participações no Campeonato Mundial de Rali Júnior (JWRC).

     Volkswagen Polo Sedan
    Volkswagen Polo Hatch    Volkswagen Polo 1980 (conhecido como Polo alemão)

Galeria

Volkswagen Polo

VW Polo 2007
Nome(s)
alternativo(s)
Volkswagen Derby (apenas a primeira geração)
ConstrutorVolkswagen
Produção2002 — Presente (sedan no Brasil) (Hatch em Portugal, Brasil e outros países)
1975 — Presente (Alguns países da Europa e EUA)
ClasseCompacto premium
Sedan Compacto
Tipo de CarroçariaSedan 4 portas e Hatch 4 portas
Informações Técnicas
Motor1.0 16v
1.6 8v
2.0 8v
Caixa de velocidades5 Marchas
Depósito (l)45L
Outros modelos
Modelos similaresFiat Punto
GM Corsa
Ford Fiesta
Citroen C3

Uma versão com compressor chamada Volkswagen Polo G40 foi lançada em Maio de 1991. Baseada num design já com nove anos quando foi lançada, foi bastante vendida em algumas partes da Europa, onde uma grande percentagem desses carros ainda circulam.